ALOÍSIO SANTANA é pai de três filhos: Patricia Buzatto Santana, Patrick Buzatto Santana, e Pablo Buzatto Santana. Iniciou suas atividades políticas no bairro Valparaíso, onde morava, em 1994. Motivado por amigos, foi candidato e elegeu-se vereador em 1996, sendo reeleito em 2000, 2004 e 2008.
Exercendo o quarto mandato consecutivo, Aloísio Santana ocupou anteriormente o cargo de vice-presidente da Câmara da Serra em duas oportunidades, e o cargo de presidente dessa Casa entre 1º de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2008, quando também se tornou prefeito municipal durante o período de 15 dias de férias do então Chefe do Executivo serrano.
O vereador deu início a uma ampla modernização na Câmara tão logo tomou posse como presidente em 2007, além de adotar uma política de independência do Legislativo com relação ao Poder Executivo. Inicialmente, implantou o Projeto "Câmara Itinerante", quando o Legislativo passou a realizar sessões ordinárias em bairros do município, possibilitando à maioria da população conhecer de perto o trabalho dos vereadores.
Também abriu as portas do Legislativo para a população, e estabeleceu parcerias com a Federação das Associações de Moradores da Serra – FAMS – entidade que congrega os movimentos populares e comunitários do município. Com a FAMS e a Fundação Ceciliano Abel de Almeida - da Universidade Federal do Espírito Santo, entre outras iniciativas, promoveu curso de capacitação de lideranças populares – Projeto Formando Líderes - e o Projeto Serra Legal, que expôs e discutiu leis municipais arcaicas e ultrapassadas, propondo novas e modernas leis para o desenvolvimento social, político, cultural e econômico do município.
Também destinou o saguão da entrada da Casa para exposições de obras de artistas serranos, e implantou uma biblioteca nessa Casa de Leis, introduzindo a Câmara no cenário cultural da Serra.
Aloísio Santana foi um dos maiores responsáveis pela organização do PSDC no município da Serra. Para ele, a democracia cristã, instituída em alguns países da Europa há décadas, é o referencial político onde tece as suas atividades parlamentares, baseado fundamentalmente no "Compromisso com a família", preconizado no programa do PSDC. Além disso, o vereador se inspira em outro ponto desse mesmo programa partidário, que almeja "uma sociedade na qual toda pessoa possa ser livre para crescer, progredir, realizar-se! Mas também uma sociedade na qual, à medida que uma pessoa cresça, progrida, deva olhar ao seu redor e fazer com que todos cresçam junto. O objetivo fundamental do PSDC - Partido Social Democrata Cristão - é construir em nosso país, uma sociedade verdadeiramente Livre, Justa e Solidária."
Por isto, dentre seus Projetos de Leis e Indicações, destacam-se proposições que visam, principalmente, a melhoria e a prosperidade das comunidades e das classes trabalhadoras, bem como iniciativas que visam a geração de renda e criação de postos de trabalho para os cidadãos da Serra.
Aloísio Santana já apresentou 73 proposições entre Projetos de Leis e Projetos Indicativos, além de 65 Indicações de Obras e Serviços ao Poder Executivo Municipal e 6 Requerimentos Parlamentar.